Páginas

Image and video hosting by TinyPic

radio

segunda-feira, 12 de abril de 2010


Autoridade espiritual

O primeiro projeto de leitura elaborado pelo Pr. Daniel Fonseca após sua posse. Este projeto consistiu em ler o livro “Autoridade Espiritual” de Watchman Nee e responder as questões que elaborei. Embora o projeto já foi realizado, as questões são permanentes, portanto, se o amigo leitor quiser ler o livro e fazer o projeto, boa leitura! Aqui você encontrará as questões referentes a cada capítulo lido, algumas frases importantes que destaquei e um comentário escrito por mim, Pr. Daniel.

O objetivo deste projeto é conscientizar os obreiros e líderes sobre como obedecer e delegar autoridade segundo a Palavra de Deus. Lembrando que em Rm 6.23 diz que o salário da desobediência é a morte, podemos afirmar, por outro lado, que o salário da obediência é a vida em todos os sentidos: Vida plena, próspera, em abundância e muito mais. Agora imaginem tudo isso aplicado no ministério de cada um de nós, que bênção hein! Pois bem, é exatamente isso que eu quero para nosso ministério pastoral, o crescimento da obra em todos os sentidos, mas para isso não poderá haver ninguém puxando a corda para outro lado, é necessário haver obediência para Deus dar o crescimento, então, aguardo a leitura do livro e as respostas deste exercício que será feito em duas partes: Cada parte será lida e respondida em um mês, finalizando o projeto, então, em dois meses. Bom trabalho, companheiros!

1- A importância da autoridade:

Frases importantes:

F Quando servimos a Deus, nunca devemos desobedecer às autoridades, porque isso é um princípio satânico.

F Não obedecemos simplesmente o homem, mas a autoridade de Deus que está nesse homem.

F Se o princípio sobre o qual trabalhamos inclui rebeldia, então satanás receberá e desfrutará a glória mesmo por meio de nossos sacrifícios.

Comentário Pr. Daniel: É possível alguém pregar, louvar ou fazer outra coisa qualquer e Deus o rejeitar, quando líderes querem fazer tudo do seu jeito sem considerar a autoridade de seu pastor presidente (I Sm 15.23).

Pergunta: Como e com quem se originou a desobediência à autoridade?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Exemplos de rebeldia no Antigo Testamento:

Frases importantes:

F Só aquele que está debaixo de autoridade pode constituir autoridade.

F Rebelar-se contra a autoridade representativa de Deus é o mesmo que rebelar-se contra Deus.

Comentário Pr. Daniel: Nenhum membro jamais poderá dizer: Eu obedeço diretamente a Deus sem obedecer ao pastor, assim como os presbíteros não podem dizer: Obedecemos a voz de Deus e não o pastor presidente.

Pergunta: Cite alguns exemplos de onde podemos encontrar alguma autoridade constituída em nossa sociedade.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- Exemplos de rebeldia no Antigo Testamento (continuação):

Frases importantes:

F O trabalho de Deus deve ser coordenado sob a autoridade delegada pelo Senhor: Deus queria que Nadabe e Abiú servissem sob a autoridade de Arão, não do jeito deles, ou seja, independentes.

F O caso da rebelião de Core, Datã e Abirão (pg. 35): O povo pensava que estava simplesmente se opondo a Moisés e Arão. Não tinha a menor intenção de se rebelar contra Deus, pois ainda desejava servi-lo. O povo apenas desprezou Moisés e Arão. Mas Deus e sua autoridade delegada são inseparáveis. Ninguém pode rejeitar a autoridade delegada por Deus com uma mão e receber Deus com a outra. Se o povo se submetesse à autoridade de Moisés e Arão, estaria sujeito a Deus.

Pergunta: Explique qual foi o pecado de Nadabe e Abiú. O que eles fizeram de errado e o que deveriam ter feito para que não fossem considerados desobedientes?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Davi e sua noção de autoridade:

Frases importantes:

F A obediência transcende o nosso trabalho. Se Davi reinasse, mas fracassasse em sujeitar-se à autoridade de Deus, teria sido tão inútil quanto Saul.

Pergunta: Davi teve duas oportunidades para matar o rei Saul, mas não o fez. Por quê?

______________________________________________________________________________________________________________________

5- A obediência do Filho:

Comentário Pr. Daniel: Companheiros de ministério: Continuem firmes na leitura, se não entenderem algum tópico voltem e leiam novamente. O importante é que aprendamos as lições e os princípios destacados. Deus os abençoe!

Pergunta: De acordo com o capítulo seis, qual é o maior exemplo de obediência a qual devemos seguir?

______________________________________________

6- Deus estabelece seu Reino:

Frases importantes:

F Embora Paulo se encontrasse com um humilde irmão chamado Ananias, jamais perguntou que espécie de homem era ele (culto ou ignorante), porque não olhava para o homem. Paulo reconheceu que Ananias era enviado por Deus. Por conseguinte, sujeitou-se àquela autoridade delegada.

Comentário Pr. Daniel: Obreiros, quero que a nossa igreja seja uma contribuinte para que Deus estabeleça seu Reino na terra, mas para isso precisamos nos unir e “falar a mesma língua”, de modo que nossa liderança seja realmente forte.

Pergunta: O que você entende por “autoridade direta” e “autoridade indireta”.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

7- Todos devem obedecer à autoridade delegada.

Frases importantes:

F É a natureza rebelde do homem que o faz desejar obedecer a autoridade direta de Deus sem ficar sujeito às autoridades delegadas que Deus estabeleceu.

Comentário Pr. Daniel: Nestes quinze anos de ministério já ouvi muitos dizerem assim: “Eu obedeço a Deus a não ao homem”. Estes se enquadram nesta situação, precisam aprender a obedecer, concordam?

Pergunta: Explique porque devemos obedecer e respeitar as autoridades mesmo quando estas estão erradas?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8- A autoridade do corpo (igreja).

Frases importantes:

F Deus põe irmãos e irmãs acima de você, os quais são mais desenvolvidos espiritualmente para que você possa aceitar o julgamento deles.

F Quando você se submete a uma autoridade visível, está em perfeita harmonia com a cabeça, uma vez que o fato de alguém ter o que você precisa constitui a autoridade dele. Todo aquele que tem um talento tem um ministério e todo aquele que tem um ministério tem autoridade.

Pergunta: Qual é o objeto ou figura que ilustra o perfeito relacionamento entre Cristo e a igreja em questão de submissão e autoridade?

______________________________________________

9- As manifestações da rebeldia do homem.

Frases importantes:

F Pelas palavras que saem da boca de uma pessoa, é fácil perceber se há ou não obediência do coração.

F O insubordinado de coração sempre espera que a autoridade fracasse.

Pergunta: Quais são as três formas pelas quais se manifestam a rebeldia do coração do homem?

_________________________________________

10- As manifestações da rebeldia do homem (continuação).

Frases importantes:

F Deus quer que lhe obedeçamos, não que lhe façamos sugestões.

Comentário Pr. Daniel: Deus rejeitou Saul, pois tinha idéias próprias de como agradar a Deus. Amados, nenhum de nós é autônomo, não podemos jamais pregar as nossas opiniões e gostos pessoais como se fossem verdades bíblicas, pois a maneira certa de agradar a Deus está somente na Bíblia.

Pergunta: Qual foi a pergunta que Paulo fez que serve de prova que ele teve seus pensamentos levados cativos pelo Senhor e que havia aprendido a obedecer do fundo de seu coração?

__________________________________________________________________________________________________________________

11- A medida da obediência à autoridade.

Comentário Pr. Daniel: Obreiros e líderes, se vocês chagaram até aqui, parabéns, pois entraremos na segunda parte do nosso projeto “Liderança Forte”, continuem lendo e respondendo os questionários com dedicação. A segunda parte será menor que a primeira. Breve terminaremos este projeto e vocês verão que muitos conceitos mudarão e a própria conduta de vocês, pois quando li este livro pela primeira vez minha vida e ministério mudaram.

Pergunta: Cite dois sinais indispensáveis que acompanham a vida de uma pessoa obediente.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




OS ATAQUES CONTRA O EVANGELHO GENUÍNO


Pregar o evangelho é anunciar ao mundo as novas de que Jesus perdoa os pecados e transforma a vida do pecador, incluindo seu caráter, sua ética e moral. Compreende ainda ensinar que Jesus salva, cura, batiza com o Espírito Santo e voltará.
Durante séculos houve perseguições violentas contra o evangelho de Cristo. No princípio da igreja, por exemplo, os cristãos eram perseguidos, torturados e martirizados por pregarem o evangelho. Era, portanto, uma perseguição, em sua maior parte, física.
Atualmente, no período o qual denominamos pós-modernidade não é diferente, há violentas perseguições contra o evangelho objetivando a deturpação dos princípios bíblicos ou uma influência negativa psicológica e intelectual nos instrumentos usados por Deus na transmissão do evangelho, ou seja, os pregadores, pastores, professores, etc. Podemos, então, afirmar que em nosso caso, a perseguição atual não é física (como no passado), mas intelectual, psicológica e filosófica.
Conceitos de alta periculosidade estão pairando e dominando a mente de nossa sociedade, conceitos estes, venenosos em sua natureza, têm a finalidade, como já disse, de deturpar, adulterar, enfraquecer e relativizar a mensagem bíblica. Devemos, então, dar extrema importância a temas que tratam a questão do pecado, arrependimento, mudança de vida, transformação de caráter, a existência de Deus, do céu e do inferno, enfim, temas que sabemos, são absolutos e universais, pois são oriundos do próprio Deus, revelado nas escrituras. Tomemos o cuidado para que nossas mensagens e sermões não sejam influenciados pelo conceito mundano e diabólico da “Tolerância Religiosa”, pois isso pode enfraquecer nos pregadores uma característica peculiar que vemos em Jesus e suas mensagens: O confronto com conceitos e filosofias falsas de sua época (característica que devemos imitar em nossas mensagens).
Alertemo-nos com a idéia predominante do “Relativismo”, pois o cristianismo não pode ser uma religião entre tantas, mas um estilo de vida baseado nos princípios e valores bíblicos, que por sua vez, são absolutos e imutáveis.
Ouço alguns chavões que me preocupam, penso: Será que já não é certa influência sobre os pregadores destes ataques malignos contra o evangelho genuíno? Veja alguns exemplos e se você, leitor, já pregou, já ouviu ou concorda eu lhe desafio a rever seus conceitos e aceitar como única regra de fé e conduta a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus.
Todos os caminhos levam a Deus. O homem pecador não consegue definir por conta própria seu caminho, a bíblia diz que enganoso é o coração do homem e perverso, portanto, a tendência humana não é se achegar a Deus, mas sim afastar-se dele. Logo todos precisam trilhar o único caminho traçado por Deus para todos: o Senhor Jesus Cristo, você está o seguindo?
Devemos respeitar as religiões. Devemos respeitar as pessoas, mas as falsas religiões devem ser confrontadas com a verdade bíblica. Não falar a verdade a quem está enganado por uma falsa religião em nome de um respeito ao próximo é compactuar com a mentira é negligenciar a pregação do evangelho genuíno.
As mensagens dos apóstolos de Jesus causavam, no mínimo, duas reações nos ouvintes:
1º) Quebrantava o coração dos arrependidos e transformava suas vidas.
2º) Causava ódio e repúdio por parte dos fariseus, escribas e saduceus hipócritas, pois a mensagem confrontava com o estilo de vida pecaminoso deles. Que isto sirva de referencial e critério para nossas mensagens também, pois nossos sermões devem:
Incomodar os acomodados.
Despertar os dormentes.
Fortalecer os fracos.
Confrontar conceitos errados.
Certa vez meu pai me disse que a pregação deve “perturbar” os ouvintes, ou seja, faze-los pensar seriamente em sua postura e depois mudar de vida. Esta é a mensagem bíblica, pura e genuína, sem interferências e ainda universal e absoluta, ou seja, é aplicável a todas as pessoas, em todas as épocas e em todos os lugares do mundo.
Pastor Daniel Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário